Fim de Semana para Casais
O Fim de Semana (FDS) oferece aos casais, sacerdotes e religiosas uma oportunidade de repensar os aspectos mais importantes da vida e a oportunidade de renovar concretamente o “sim” do casamento, da ordenação ou da consagração.
Alguns aspectos abordados no FDS:
- conhecer-se e deixar-se conhecer
- o amor não é uma questão de sentimentos, mas de escolhas
- para o casal, o matrimónio deve basear-se numa comunicação genuína
- abertura, escuta e confiança no outro são as chaves para uma comunicação real
- a unidade do casal é a pedra angular da Família, da Igreja e da Sociedade
- a força do casal está em investir hoje para amanhã.
Três casais e um sacerdote partilham, franca e abertamente, alguns aspectos da sua vida quotidiana relacionados com os treze temas do FDS e onde podem viver a experiência dos carismas do Encontro Matrimonial, a partir de quatro perspectivas: eu, tu, Deus e os outros. Esta experiência oferece aos participantes a oportunidade de:
- ser bem acolhido, amado e respeitado por quem sou (eu)
- crescer pessoalmente e no relacionamento com o cônjuge (nós)
- viver o nosso sonho, descobrindo que é também o sonho que Deus tem para nós (Deus)
- ter consciência de como somos importantes para os outros e de como os outros são importantes para nós (outros).
Os participantes encontram, no Fim de Semana, uma espiritualidade simples e profunda que não depende de orações ou práticas religiosas, apesar de ser católico. O que se pretende é valorizar o quotidiano, relevando o ser ao invés de fazer na relação de amor. Desta forma, consegue-se um maior equilíbrio de vida, no casal ou na comunidade, no caso dos sacerdotes e das religiosas.
O Fim de Semana é proposto a casais e sacerdotes ou religiosas de qualquer idade e cultura. É uma experiência católica, mas está aberta a não crentes e pessoas de outras religiões, que podem participar adoptando os seus ideais e valores à experiência do Fim de Semana.